Mediação escolar: uma nova perspectiva.

September 21, 2018

A mediação escolar passou a se tornar mais frequente a partir da Convenção de Salamanca. As escolas de todo o mundo tiveram que dar conta de incluir crianças que precisavam de ajuda em classes já existentes, muitas vezes com grande número de alunos e professores, cuja formação não havia se preocupado com esses aspectos.

 

 

 

O mediador pode atuar como intermediário nas questões sociais e de comportamento, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, e nas atividades pedagógicas, nas limitações motoras ou da leitura, nos diversos níveis escolares. Um mediador estimulando a aquisição de linguagem e habilidades sociais no cotidiano escolar amplia a possibilidade da quantidade de estímulo recebido, como também a qualidade já que sempre ocorrerá em situação real de uso, diferente do que se pode proporcionar num consultório.

 

Conhecer o aluno que será acompanhado pela mediação, discutir com a equipe pedagógica da escola e com a equipe de apoio terapêutico são pontos fundamentais. A parceria entre mediador e escola favorece o estabelecimento de metas realistas no que se refere ao desenvolvimento, como também possibilita avaliar a criança de acordo com suas próprias conquistas.

 

O Instituto Apta Mediação é uma empresa que atende às instituições de ensino e famílias no processo de inclusão escolar das crianças com necessidades especiais. Eles atuam na gestão de pessoas capacitadas para atendimento individualizado de crianças com necessidades especiais (autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, TDA/H, dislexia, síndromes genéticas e congênitas, deficiência intelectual, etc), buscando informações com equipe terapêutica que realiza o acompanhamento desses alunos e gerando planejamento individualizado em parceria com as escolas.

O trabalho do Instituto Apta Mediação, consiste em:

 
- Fornecer às instituições de ensino/família mediador escolar capacitado para atender a necessidade especial que o aluno apresenta; 

 

- Avaliar individualmente cada caso, buscando informações sobre o aluno com sua equipe de suporte multidisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta) e equipe médica (com autorização e indicação da família);

 

- Realizar, em parceria com a coordenação pedagógica da instituição de ensino o Planejamento Educacional Individualizado, em consonância com o Planejamento comum proposto para a série que o aluno está cursando;

 

- Gerir o trabalho de mediação, com orientações sobre procedimentos, cumprimento de regras da instituição de ensino, acompanhamento semanal e entrega periódica de relatório do trabalho de mediação escolar; 

 

- Promover reuniões periódicas com a equipe de mediadoras para suporte, troca de experiências e orientações; a equipe de mediadoras possui acesso direto a profissional Psicopedagoga da equipe Apta - que orienta as adaptações de atividades específicas em caso de necessidade.

 

O Beoffices - Escritórios Inteligentes tem muita honra em colaborar com o Instituto Apta Mediação Escolar.

Somos mais que escritórios, um encontro de ideias...um mundo de possibilidades.
O que nós podemos fazer por você hoje?


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Referências:
 

www.institutoapta.com.br

 

MOUSINHO; et al. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Rev. psicopedag. vol.27, nº. 82 ,São Paulo, 2010.

 

 

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