top of page

DICAS PARA ORGANIZAR DOCUMENTOS DA SUA EMPRESA

Manter a papelada da empresa organizada é um fator fundamental para que esta não perca produtividade e competitividade.

A boa gestão do seu negócio está relacionada a diversas práticas empresariais, que somadas, garantem o crescimento e sucesso do negócio. É importante ter em mente que a gestão de uma empresa, grande ou pequena, deve partir sempre de práticas que visem a organização, uma das melhores formas de garantir um bom planejamento e adoção de estratégias que garantem o crescimento saudável do negócio.

Imagine-se nessa situação: você se depara com um cliente ou fornecedor que pergunta sobre uma informação importante de uma venda feita há meses. Você vasculha em sua empresa até encontrar esses dados, que certamente estão arquivados em algum lugar. Revira papéis, gavetas, pastas no computador e a caixa de entrada do e-mail e demora um tempão até encontrá-los. Essa é uma cena comum para quem não sabe como organizar documentos na empresa.

Manter a papelada da empresa organizada é um fator fundamental para que esta não perca produtividade e competitividade. Além do desgaste físico que você terá vasculhando essas informações o tempo também é um fator importante a ser considerado.

Acima das questões ligadas a produtividade e a qualidade no trabalho, manter os documentos organizados é fundamental para não perder prazos, não pagar multas e manter a empresa competitiva e competente. Dessa forma, seguir algumas regrinhas facilitam muito o cotidiano do trabalho, pois fazem com que seus funcionários ganhem muito mais tempo para se dedicarem a tarefas mais importantes.

Nesse artigo, você descobrirá como manter seus documentos organizados. Separamos dicas de como você poderá organizar os documentos da sua empresa.

Tenha um Local Específico Para Armazenar os Documentos

O mais importante é sempre ter um local em que todas as papeladas físicas ou digitais estarão reunidas. Desta maneira, você evita que as pessoas fiquem procurando em vários locais.

Empresas maiores podem ter um arquivo maior, que pode até ser uma sala, dependendo da demanda de documentos. Porém, com o advento da tecnologia, é importante ter todos seus documentos eletrônicos seguros e, caso esses documentos estejam centralizados, é ainda melhor para encontrá-los e fazer a entrega e obrigações.

Se eles forem guardados em qualquer lugar, sem um critério de armazenamento, cada nova consulta será um martírio, pois você perderá mais tempo tentando encontrar a informação do que a utilizando.

Organize e Armazene os Documentos

A organização de documentos pode ser bastante distinta. Você pode separar os papéis por datas, temas, clientes, ou como preferir. Esta separação vai fazer com que seja muito mais fácil achar qualquer papelada específica.

Por exemplo, é possível ter uma pasta apenas com contratos, outra com documentos internos e assim por diante.

Impressos

Ainda há contratos com assinatura, notas fiscais impressas, recibos e outros, cujos originais impressos ainda precisam ser guardados.

É fundamental que, para armazená-los, você crie um padrão, dividindo os documentos em categorias e subcategorias. Por exemplo, uma gaveta (de um arquivo suspenso, de preferência) para notas fiscais e uma pasta para cada cliente.

Mantenha também cópias digitais de cada documento e — muito importante! — armazená-los em pastas e subpastas que obedecem a mesma hierarquia de pastas dos arquivos impressos — seja na nuvem ou no HD.

E-Mail

O histórico de mensagens é uma fonte importantíssima de informação e deixando tudo acumulado e desorganizado na caixa de entrada. Aí, na hora que tem uma dúvida sobre uma situação combinada virtualmente, fica horas procurando o diálogo.

sempre que um e-mail contiver um anexo importante, salve-o no respectivo diretório. As mensagens podem ser arquivadas em pastas criadas dentro do serviço de e-mail. Nessa hora, procure utilizar a mesma lógica de organização do arquivo de impressos.

Na Nuvem

O melhor ambiente para armazenar o grosso dos documentos e informações que transitam pela sua empresa é na nuvem. Além de não gastar espaço do seu computador, o compartilhamento dos arquivos é mais fácil, a segurança maior e a organização mais clara.

No Computador

Também é possível armazenar os documentos no HD do computador. Embora a nuvem seja uma opção mais compartilhável e mais segura, em alguns casos é conveniente ter determinados documentos salvos no disco rígido, porque você os anexa com frequência nos e-mails ou precisa de um programa específico para a sua leitura, por exemplo.

Se esse for o caso, procure manter os arquivos sempre atualizados e organizados, e nunca deixe um arquivo que é importante para outros funcionários apenas no seu computador.

Procure educar os funcionários para que eles também não mantenham documentos importantes armazenados no seu HD. Deixe a orientação clara para que, depois de baixar e conferir um anexo do e-mail, por exemplo, imediatamente arquivá-lo no ambiente correspondente na nuvem. Esse procedimento deve ser feito também quando houver uma atualização no arquivo.

A Importância da Segurança no Armazenamento de Documentos

Salvar documentos importantes na nuvem (cloud computing) é uma das saídas mais interessantes e rápidas para a segurança e praticidade de sua organização.

No âmbito legal, não armazenar notas fiscais, por exemplo, pode acarretar em multas que podem ultrapassar o valor de R$ 1 mil por documento perdido. De acordo com a legislação brasileira, a nota fiscal precisa ser armazenada por cinco anos.

Empresas que conseguem manter uma boa organização em seus documentos e arquivos têm muito mais qualidade nos serviços prestados, mais produtividade e consequentemente, melhor lucratividade. Mesmo que organizar tudo dê um pouco de trabalho, o resultado vale a pena!

Conte com o BeOffices - Escritórios Inteligentes

Estamos prontos para recebê-los com total infraestrutura!

Temos um plano para cada momento do seu negócio.

O que nós podemos fazer por você hoje?

Agende já uma visita ou entre em contato! www.beoffices.com.br

Tel: + 55 21 3556-8080Whatsapp: +55 21 98556-8984| +55 21 98984-8000 Rua Haroldo Cavalcante, 360, grupo 305, Recreio dos Bandeirantes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page