top of page

EQUIPES REMOTAS: A SOLUÇÃO MAIS VANTAJOSA PARA O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA

O crescimento do negócio é uma das coisas mais almejadas por um empreendedor, mas traz consigo uma série de desafios. O maior deles é conseguir arcar com os custos dessa ampliação, que envolvem a contratação de novos profissionais e o provimento de toda a infraestrutura para que eles possam trabalhar. A boa notícia é que já existe uma solução para isso: as equipes remotas.

Essa modalidade de trabalho é mais moderna e proporciona diversas vantagens tanto para os colaboradores quanto para as organizações.

Se você quer impulsionar seu negócio e está em busca de alternativas mais baratas e confiáveis de investimento, confira este artigo até o final e veja como o crescimento da sua empresa pode estar mais acessível do que você imaginava!

O QUE SÃO EQUIPES REMOTAS?

Uma equipe remota nada mais é do que um grupo de profissionais de uma determinada empresa que atuam fora de suas dependências. Essas pessoas podem atuar de três formas principais:

  • alocadas em clientes;

  • em home-office;

  • alocadas em um Coworking.

Em qualquer um desses casos, a organização tem as mesmas responsabilidades que teria caso esses colaboradores estivessem em sua sede ou em uma de suas filiais, conforme o regime de trabalho adotado (CLT ou freelancing).

Contudo, a rotina é um pouco diferenciada pois os contatos são realizados de forma virtual ou em reuniões periódicas presenciais.

ESSE TIPO DE EQUIPE É APLICÁVEL EM QUALQUER EMPRESA?

Apesar de não ser aplicável a qualquer tipo de cargo, qualquer empresa pode ter um time trabalhando remotamente, como explicarei nos exemplos abaixo.

SETORES PRODUTIVOS E COMÉRCIO

Obviamente, os setores envolvidos na fabricação e venda de produtos não são elegíveis ao trabalho remoto, pois sua rotina demanda o acesso ao maquinário, insumos e demais características dos cargos operacionais dessa natureza.

Mas uma indústria não é feita apenas pelo chão de fábrica, assim como uma loja não conta apenas com prateleiras e expositores para realizarem suas vendas.

Existem diversos outros departamento que dão suporte à atividade principal do negócio. Uma fábrica pode adotar uma melhor distribuição de seus escritórios comerciais com a ajuda de espaços compartilhados em diferentes cidades do país.

Já o comércio pode concentrar seu núcleo administrativo em um Coworking e seguir a expansão dos pontos de vendas em lojas com estrutura suficiente para focar na comercialização.

SERVIÇOS

Empresas prestadoras de serviços são ainda mais beneficiadas, pois praticamente todas as áreas são passíveis de atuar remotamente. Elas podem adotar um endereço físico único, que comporte a todos aqueles que necessariamente precisam passar mais tempo no escritório e intercalar com home-office para alguns cargos.Ou ainda, pode fechar parceria com uma rede de Coworkings e disponibilizar estações de trabalho diversificadas que atendam melhor seus funcionários.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE MANTER UM TIME À DISTÂNCIA?

Manter equipes remotas proporcionam inúmeras vantagens, das quais destacarei as que mais impactam no crescimento do negócio.

REDUÇÃO DE CUSTOSA Redução de custos é sem dúvida o principal benefício de uma equipe remota.

Em lugar de investir em uma nova estrutura, que requer a compra de móveis, contratação de serviços de internet e de pessoal para a conservação, você pode apenas alugar parte de um espaço já pronto.Além disso, o time pode ser composto por freelancers, que são mais baratos e atendem a diversos tipos de atividades profissionais.

MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS COLABORADORES

Um time remoto, principalmente aqueles que atuam em coworking, contam com uma infraestrutura muito mais completa e atrativa.

O contato com profissionais de outras empresas e com um ambiente mais leve e descontraído, também ajudam a tornar a rotina menos desgastante e mais produtiva. Colaboradores mais motivados rendem muito mais e tendem a ser mais fiéis e dedicados.

FACILIDADE DE EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS

e o espaço utilizado pela sua empresa ficou pequeno, basta alugar mais lugares, novas salas privativas ou se mudar para um coworking maior. Sem grandes transtornos.Ou então, se você viu uma boa oportunidade de atuar em uma nova região da cidade ou em outro estado, é só encontrar um local que atenda às necessidades do seu negócio e alocar uma parte do seu time nele. Fácil, rápido e prático.

COMO IMPLEMENTAR UMA EQUIPE REMOTA EM UMA EMPRESA?

Se você nunca teve uma equipe remota mas já entendeu o quanto ela pode ser eficaz para a sua empresa, veja como é simples adotar essa modalidade de trabalho, desde que seguidos alguns cuidados.

DETERMINE A FORMAÇÃO DOS TIMES

O primeiro passo é determinar quem serão os profissionais que poderão atuar de forma remota. Como eu disse anteriormente, não são todos os cargos que podem aderir ao modelo, então é importante avaliar bem.De uma forma geral, todos os colaboradores administrativos são bons candidatos, com o cuidado de definir bem os processos que envolvem documentações físicas e arquivos.

SELECIONE OS PROFISSIONAIS COM O PERFIL DESEJADO

Definidos os cargos, é hora de escolher as pessoas. Existem dois cenários principais nesse ponto. No primeiro, pode haver a realocação de funcionários que já fazem parte do quadro da empresa. Você pode aumentar o time operacional em suas dependências próprias e transferir os setores de suporte ao negócio para um coworking.

Na segunda situação, você pode contratar profissionais para preencher essas vagas. Pode ser uma equipe completamente nova que vai somar ao quadro de pessoal, como na criação de uma nova unidade ou filial.

CONTRATE UMA SALA PRIVATIVA EM UM COWORKING

Por fim, escolha um local que seja ideal para maximizar o potencial do seu negócio. Itens como a localização, serviços oferecidos e capacidade do lugar devem ser muito bem avaliados antes de fazer a escolha.

Busque locais com salas privativas e que tenham pacotes com salas de reuniões equipadas para realizar conferências e vídeo conferências. Isso ajudará nas realização de acompanhamentos periódicos e no atendimento a clientes.

Como você pôde perceber, as equipes remotas são muito fáceis de implementar e tem um grande potencial de fortalecimento da estratégia de crescimento do negócio.

Se a sua intenção é conquistar um novo patamar no mercado, aproveite os benefícios dessa modalidade de trabalho e aplique em sua organização. Você verá como a sua expansão será muito mais rápida e sustentável.

Fonte: BeerorCoffee

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page